As cozinhas de aço inoxidável já existem há anos, principalmente em restaurantes e cozinhas profissionais. Estes estabelecimentos sempre escolheram o aço inoxidável por duas razões imperiosas: o mais alto nível de higiene e a grande resistência à passagem do tempo.
O uso do aço inox na indústria alimentícia no Brasil é muito grande e com potencial de crescer ainda mais. Afinal, o material conta com uma série de vantagens significativas que podem ser muito úteis para empresas de todos os tipos nesse setor, desde restaurantes até hotéis, escolas, hospitais e outros empreendimentos que produzam comida para os consumidores.
Aço inox oferece baixo risco de contaminação para a retomada das atividades de comércio, escolas e outros estabelecimentos
Uma das áreas mais bem-sucedidos do mercado é o setor alimentício, afinal, trata-se de uma necessidade básica de todos. Sua cadeia produtiva para que o alimento chegue até as casas e restaurantes, é extensa. Buscar estar de acordo com a Lei é de extrema importância, sobretudo, em cozinhas industriais, onde os alimentos são manipulados.
Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, Harry Brearley, que já trabalhava como operário em uma metalúrgica desde os 12 anos de idade, desenvolveu o primeiro aço inoxidável. Buscando resolver um problema de desgaste das paredes internas das armas do exército britânico, ele acabou obtendo uma liga metálica resistente à corrosão, agregando cromo ao ferro fundido.