Dicas
Aço inox na indústria alimentícia: entenda as vantagens do uso
11.Nov.2021

Aço inox na indústria alimentícia: entenda as vantagens do uso

O uso do aço inox na indústria alimentícia no Brasil é muito grande e com potencial de crescer ainda mais. Afinal, o material conta com uma série de vantagens significativas que podem ser muito úteis para empresas de todos os tipos nesse setor, desde restaurantes até hotéis, escolas, hospitais e outros empreendimentos que produzam comida para os consumidores.

No entanto, ainda existem negócios que não trabalham com o inox e preferem utilizar materiais como o plástico ou outros. Na prática, eles estão abrindo mão de determinadas facilidades que podem tornar a sua produção muito mais eficiente, menos poluente e mais segura para os consumidores. Portanto, estão perdendo a chance de tornar seu negócio de maior valor para os clientes.

Quer saber porque o uso do aço inox na indústria alimentícia é vantajoso? Então siga a leitura do artigo abaixo!

4 razões para o uso do aço inox na indústria alimentícia

1. Segurança química

A primeira grande vantagem do uso do aço inox na indústria alimentícia é a sua segurança química. O produto feito por empresas como a Oficinox, por exemplo, é um lugar extremamente inóspito para microorganismos.

Além disso, o aço inox não leva tinta e nem outros elementos na sua composição, o que faz dele algo muito seguro de usar, com toxicidade nula. Não é à toa, por exemplo, que existem próteses feitas de inox para irem dentro do corpo humano, já que o risco de contaminação é 0.

Portanto, o aço inox é um material que traz muitas vantagens para as empresas alimentícias, pois reduz ao máximo o risco de contaminação nos alimentos. Isso traz mais segurança para todos.

2. Facilidade de limpeza

Um dos benefícios do aço inox em ambientes alimentícios é a facilidade de limpeza das peças. Isso porque o material não absorve umidade e, portanto, é muito simples de tirar qualquer tipo de resquício de comida ou algo do tipo.

Não é à toa, por exemplo, que o aço inox também é muito usado em hospitais, já que ele tem uma assepsia muito simples. Mesmo agora, em época de pandemia do novo coronavírus, ele é um dos materiais em que o vírus menos tempo dura e que é mais fácil de retirá-lo.

3. Durabilidade

Uma das características mais positivas do aço inox é a sua durabilidade. Por ser aço, e não plástico, é um material que aguenta pancadas, danos abrasivos e altíssimas temperaturas.

Por causa disso, ele é excelente para receber água quente ou fria, uma esponja áspera ou o raspar de um talher. Isso faz do material ideal para poder ser usado em diversas áreas da cozinha, desde dentro do forno até dentro da geladeira, passando pela pia e por utensílios para o preparo de alimentos.

4. Potencial de reciclagem

Por fim, um elemento essencial do aço inox que faz com que ele seja muito útil para ser usado em várias indústrias é o seu potencial de reciclagem. O inox pode ser 100% reciclado (ao contrário de vários outros materiais), além da reciclagem ser um processo muito mais simplificado do que em outros casos.

Assim, ele contribui menos com o desperdício de recursos e poluição do planeta, ao contrário de itens como o plástico, que levam centenas de anos para serem degradados e não são facilmente reutilizados.

Como deu para ver, existem muitas vantagens do uso do aço inox na indústria alimentícia. Portanto, é hora de começar a pensar em como usar o material na sua cozinha, seja em formato de cubas, em equipamentos de cozinha ou em talheres para os seus clientes. Afinal, o material é versátil e pode ser utilizado de diversas maneiras diferentes dentro de um ambiente desses.


https://planetafolha.com.br/noticias/economia/aco-inox-na-industria-alimenticia-entenda-as-vantagens-do-uso/

Comente essa publicação